“Olá meninas e meninos”
“Fala galerinha do youtube”
“Se você gostou desse vídeo, não esquece de curtir, seguir o canal e deixar um comentário falando o que achou”
Impossível não ouvir essas frases e não lembrar do youtube, certo? A cada ano a plataforma vem ganhando mais notoriedade e pessoas querendo se tornar youtuber. E nesse post, iremos te explicar como criar um canal e começar já, a tirar o seu projeto do papel.
O youtube foi criado em fevereiro de 2005 por três ex-funcionários da PayPal, Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karin. E em novembro de 2006, foi comprado pelo Google. O seu objetivo era (e continua sendo) compartilhar vídeos, fazendo com que várias pessoas tenham acesso a ele, democratizando a informação.
Conforme a plataforma foi crescendo a sua tecnologia também foi se aperfeiçoando e hoje, é um dos principais sites para assistir vídeos online.
O youtube se popularizou por conta dos jovens que começaram a utilizar ele de forma despretensiosa e hoje, já é possível ganhar dinheiro com um canal do youtube, patrocinar comentários em lives, assinar a área de membros de determinadas pessoas, rodar anúncios, entre outros.
No último ano, vimos o quanto é importante ter uma reserva de emergência, o quanto é importante ter um plano B e o quanto é importante nos adaptarmos rápido as novas mudanças. Mas, como se adaptar a tudo isso, sem ter algumas certezas? Certeza se vai continuar ou não no trabalho; certeza se os cuidados que está tendo são necessários ou se precisa de mais; certeza se vai ter o dinheiro no final do mês pra pagar o aluguel e fazer o supermercado; ou a certeza se o seu filho está conseguindo aprender, com as aulas à distância.
Como começar o seu canal do Youtube
Se você está entrando agora no mundo online (e também para você que já faz uso das redes sociais), é muito importante que a criação de um canal seja planejada.
#1. A primeira etapa é entender o porquê você quer criar esse canal. Qual será a finalidade dele? O que será abordado? Ele será só seu ou em conjunto com outra pessoa?
#2. A segunda coisa é definir qual público quer atingir e qual será o nicho (área de atuação). Se o canal for um complemento das suas outras redes sociais, você já tem um “norte” de quem te acompanha. Mas, se o canal do youtube for de um assunto específico que você quer falar, será preciso levantar a idade, localidade, classe social, dia a dia dessa pessoa (fictícia), o que ela gosta de fazer, etc.
#3. Defina uma data de estreia. Não adianta nada ficar só no planejamento, é preciso colocar a mão na massa. E quando você estipula uma data, cria um compromisso consigo mesmo.
#4. Defina qual será a frequência. Como em qualquer outra rede social é preciso ter uma regularidade nos conteúdos postados. É preferível ter “vídeo novo no canal” a cada 15 dias, do que ficar mais de um mês sem postar. Sobre os dias da semana, não há um que promova um maior engajamento e você vai precisar testar qual é o melhor dia e horário. Mas, as terças e quintas-feiras costumam ser bons dias.
#5. Planeje os conteúdos. Depois que você já definiu os temas que vai abordar e quem é o público alvo, é hora de começar a montar a lista com os temas de cada vídeo. Ter esse banco de ideias, vai ajudar na montagem do calendário de conteúdo e na programação deles.
Manter um canal do youtube não é difícil, porém é preciso dedicação, organização e planejamento. Outro ponto importante é a persistência, porque os primeiros vídeos não vão sair tão bons, vão ter poucas visualizações, poucos comentários e poucos inscritos. Conforme o canal vai crescendo, você vai melhorando a forma de gravar eles, a sua audiência vai crescendo e parcerias vão sendo conquistadas.
E aqui vai uma dica extra, não espere ter o celular/notebook top do mercado para começar. Use os equipamentos que você tem. Hoje em dia, muitos smartphones Android têm uma excelente câmera e é possível editar por ele (dá um pouco mais de trabalho). E se você se perguntar “mas eu consigo subir o vídeo editado direto para o youtube, sem diminuir a velocidade da minha internet?”
A resposta é sim. Com a internet da Azul Telecom, você consegue “upar” o seu vídeo pelo celular, enquanto a sua família assiste um filme online ou mexe nas redes sociais, sem interferir na conexão.
Texto criado pela jornalista e social media, Gabriella Pinheiro @eugabepinheiro