Você consegue viver sem internet? Até que é possível, mas acreditamos que você não vai querer passar por essa experiência, não é mesmo? Por isso, preparamos 5 dicas para manter o seu Wi-Fi 100% on!
1- Deixe o roteador em um local central
As localizações centrais fornecem a melhor cobertura de sinal em todos os ambientes. Para estruturas de dois andares, coloque o roteador em um ponto alto do primeiro andar, sobre uma prateleira, por exemplo, para fornecer um sinal mais forte para dispositivos no segundo andar.
2- Não deixe seu roteador no chão
Paredes, pisos e objetos de metal podem interferir e enfraquecer os sinais sem fio do seu roteador. Localize seu roteador para evitar esses tipos de obstruções da melhor maneira possível.
3- Reduza a interferência sem fio
A tecnologia sem fio mais comum, opera nas frequências de 2,4 gigahertz (GHz) ou 5,0 GHz.
Muitos eletrônicos, como telefones sem fio, fornos de micro-ondas, babás eletrônicas e controles remotos de portas de garagem usam essa mesma frequência, gerando interferência.
Sempre que possível, mantenha esses equipamentos longe do roteador Wi-Fi e, para melhores resultados, prefira telefones sem fio e outros dispositivos que usem as frequências de 5,8 GHz ou 900 megahertz (MHz).
4- Posicione as antenas do roteador corretamente
Além de encontrar o local adequado para colocar o roteador, é preciso saber como posicionar as antenas do aparelho para transmitir o sinal com melhor qualidade. As antenas devem sempre ficar na vertical (para cima ou para baixo), já que a transmissão é feita de forma omnidirecional, ou seja, distribuem o sinal em todas as direções. Assim, quanto mais no centro da casa o aparelho permanecer, melhor o sinal do WiFi se propaga dentro do ambiente.
⠀
5 -Não compartilhe o wi-fi da sua casa
O plano contratado é dividido pelo número de dispositivos conectados no seu roteador.
Ex: 300 MEGA com 8 dispositivos no roteador: 37 MEGA por dispositivo.
Então, se tiver 16 dispositivos, o total é 18 MEGA, mas sua SMART TV precisa de 20 a 40 MEGA para funcionar sem travar, ou seja, a qualidade da sua conexão vai cair muito. Siga as dicas acima e tenha uma melhor experiência com a sua internet da Azul Telecom.